"Espetinhos de gato", uma tradição dos brasileiros

26 Jan 2018

E hoje no #CBNGastronomia falamos sobre o famoso Espetinho de Filé Miau, ou Espetinho de gato!
 

Os espetinhos de carne são um sucesso em todo o Brasil e são uma ótima opção de comida rápida e nutritiva para quem não tem tempo, ou até mesmo para quem quer dar aquela espairecida no meio da semana.

Mas por que espetinho de gato? Já parou para pensar nisso alguma vez? 

 

Uma possível origem pra esse termo é que vem de uma história muito peculiar, podemos até dizer pitoresca.O Jornal do Brasil, de 25 de agosto de 1960 fez uma matéria com o título “Gato por Vaca” que tinha a foto de um ambulante vendendo espetinhos em frente a Central do Brasil.

Resumindo a história, naquela época muitas pessoas denunciaram o ambulante dizendo que os churrasquinhos eram feitos com carne de gato.Foram tantas as denúncias que a vigilância sanitária investigou.

O que as pessoas não imaginavam é que ao invés de carne de gato era carne de cutias! O engraçado é que na localidade as pessoas tinham reparado o sumiço das cutias mas acreditavam que eram os gatos que estavam comendo elas.

A questão é que os espetinhos eram de cutias mas os gatos levaram a fama. É assim até hoje, muita gente deixa de comer espetinhos na rua porque ainda acredita que pode ter sido feito com carne de gato. (fonte: https://espetinhodesucesso.com.br/churrasquinho-de-gato/)

 

Na verdade o churrasquinho de gato nada mais é que o espetinho de carne assada vendida por aí.

Sabe aqueles empreendedores que ficam em lugares estratégicos com uma churrasqueira e vendendo espetinhos? Pois então! Churrasquinho de gato.

 

Diferente do que o nome diz, o espetinho pode ser feito de carne bovina, frango, coração de galinha e linguiça. Você poderá pedir um espetinho de um sabor, ou um misto, com mais de um tipo de carne misturada.

 

Você pode até achar espetinhos com cortes específicos de carnes suculentas, mas a grande verdade é

que o bom espetinho de "gato" é feito com as carnes da promoção dos açougues ou as mais em conta como:

 . coxão mole

. patinho

. alcatra

. miúdos de frango

. linguiça

 

E óbvio ter uma boa brasa, seja na lata, na churrasqueira improvisada, o mesmo na churrasqueira portátil da decada de 90. 

 

 

 

Churrasquinho de gato (carne a sua escolha)

 

Ingredientes

  • 2 Kg da carne escolhida de preferência sem gordura

  • 4 dentes de alho

  • 1 cebola grande

  • 1 colher de sopa de salsinha

  • 1 litro de água

  • Sal à gosto

  • Pimenta do reino

 

Modo de preparo

A primeira coisa que você vai precisar fazer é limpar bem a carne, tirando toda a gordura. Corte ela em cubinhos para que sejam espetados. É importante que os pedaços não sejam muito grandes, para que facilitem no consumo.

 

Coloque os pedaços de carne no espeto. Agora é hora de cuidar do tempero. Pegue a cebola, o alho, a pimenta do reino, o sal e um pouco de água. Amasse tudo e leve ao liquidificador. Bata, acrescente mais água e misture.

 

Deixe os espetinhos dentro do tempero por um tempo, feche a vasilha e retire todo o ar. Deixe por 12 horas e depois é só levá-los à churrasqueira, ou chapa. Asse até ficar no ponto desejado.

 

 

Bom apetite! <3

 

 

Compartilhe
Compartilhe
Curta!
Please reload

Categorias
Please reload

Archive
Please reload

Receba as novidades
Please reload

Postagens Recentes