Glamour e Aconchego à mesa: Sopa Gratinada de Cebolas, uma Receita Clássica Francesa.

4 Aug 2017

 

Hoje na colunca CBNGastronomia comigo e Gilson Aguiar, falamos de uma prato clássico e muito delicioso da gastronomia clássica: A Sopa de Cebola Gratinada!

 

 

Que ouvir?

Então confira ao audio no nosso player ao lado esquerdo, ou ainda acesse aqui: #CBNGastronomia Site

 

A Sopa de Cebola Gratinada é uma especialidade da culinária francesa, e era considerada uma comida das classes menos favorecidas. Seu primeiro registro é de 1651, escrita por François La Varenne, que foi uma personalidade no cenário da gastronomia da época. La Varenne foi o grande cozinheiro de de Luiz XIV .

 

O seu preparo consiste em fritar, na manteiga, rodelas finas de cebola até obter-se a coloração dourada e um volume reduzido; em seguida acrescenta-se farinha de trigo para ter-se o famoso roux; por último adiciona-se água ou caldo de carne.

 

Então vamos a tão esperada Receita!!

 

 

Sopa de Cebola Gratinada com Gruyère

Rendimento: 4 porções

 

Ingredientes:
150g de manteiga
6 cebolas descascadas e cortadas em fatias finas
2 colheres de sopa de farinha de trigo
3 raminhos de tomilho (opcional)
400ml de vinho branco
Caldo de carne caseiro ou pronto de boa qualidade 600ml
Sal e pimenta moída na hora
8 fatias de pão baguette ou um pão de casca grossa
1 dente de alho cortado ao meio
120g de gruyère ralado (ou a gosto)


Preparo:
1 . Numa panela grande de fundo grosso derreta 120g da manteiga em fogo baixo. Adicione a cebola, tempere e cozinhe mexendo regularmente até ficar marrom. Por 40 minutos ou mais.

 

2 . Misture a farinha e o tomilho e cozinhe por alguns minutos, mexendo sempre; em seguida adicione um terço do vinho mexendo e raspando todos os pedaços marrons do fundo da panela. Misture o restante do vinho, espere reduzir um pouco e junte o caldo. Deixe ferver. Cozinhe por cerca de uma hora em fogo baixo.

 

3.Enquanto isso torre o pão e derreta a manteiga restante. Depois esfregue o alho nas fatias de pão torrado e pincele com a manteiga derretida de ambos os lados. Reserve.

 

4. Adicione sal, verifique o tempero e deixe por mais 10 minutos.

 

5. Disponha a sopa numa louça que possa ir ao forno (prato fundo, ramequim, travessa). Coloque as fatias de pão sobre a sopa, uma quantidade generosa de queijo e leve ao forno até dourar.

 

Sirva imediatamente.

 


Bon Appetit!

 

 

 

Compartilhe
Compartilhe
Curta!
Please reload

Categorias
Please reload

Archive
Please reload

Receba as novidades
Please reload

Postagens Recentes